Decreto objetiva a disseminação da plataforma BIM – Um avanço para Construção Civil no País
O cenário da construção civil está sempre em modificações, com novas tecnologias sendo aplicadas ao mercado. Neste contexto, surge a BIM (Building Information Modeling, ou, em português, Modelagem de Informação da Construção) consiste num conjunto de tecnologias e processos integrados que permitem a utilização e atualização de modelos digitais de uma construção.
Este sistema integra todas as etapas de um projeto de construção, auxiliando no planejamento e prevenindo incompatibilidades entre diferentes projetos e disciplinas envolvidas. Ele permite estimativas de custo e análises preventivas, otimizando o planejamento para reduzir riscos e custos. O BIM beneficia construtores, melhorando eficiência e precisão nas estimativas, e compradores, através da transparência no processo de compra. Como um avanço significativo para o setor, o BIM eleva a competitividade, dinâmica e tecnologia no mercado da construção civil no Brasil, impulsionando o desenvolvimento sustentável e influenciando positivamente a economia nacional.
O assunto não passa ao largo do Poder Público e, dada a sua feição, observa-se novas leis, decretos e regulamentações com o objetivo de regular, fomentar e sistematizar o a sua implementação. Nessa toada, em 22 de janeiro deste ano, foi publicado o Decreto Federal nº 11.888./2024 qual representa mais um passo na implementação do Building Information Modeling no Brasil, mediante a criação Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, que possuiu como principais objetivos:
1 – Difundir os benefícios do BIM;
2 – Apoiar e coordenar a administração pública federal, estadual e municipal na adoção do BIM;
3 – Criar condições favoráveis para investimento no BIM;
4 – Estimular a capacitação de profissionais capazes de utilizarem o BIM;
5 – Propor normativas para compras e contratações com a utilização do BIM;
6 – Desenvolver normas técnicas e apoiar na elaboração de guias para adoção do BIM;
7 – Definir diretrizes para o aprimoramento da plataforma BIM;
8 – Estimular o desenvolvimento e aplicação do BIM;
9 – Estimular a utilização do BIM para construção
A partir da estratégia, observa-se que a adoção do BIM representa um avanço para o setor da construção pública e privada, pois permite uma maior eficiência, destreza e transparência, sem contar na possibilidade de colaboração entre a esfera privada e pública. Como um avanço significativo para o setor, o BIM eleva a competitividade, dinâmica e tecnologia no mercado da construção civil no Brasil, impulsionando o desenvolvimento sustentável e influenciando positivamente a economia nacional.